MEC quer acabar com a divisão por disciplinas no Ensino Médio
O Ministério da Educação (MEC) quer mudar o currículo do ensino médio e eliminar a divisão por disciplinas. As 12 matérias atuais seriam distribuídas em quatro grandes áreas: línguas; matemática; exatas e biológicas; e humanas. O objetivo da mudança é atrair o interesse do estudante de ensino médio.
Pelo novo sistema, os alunos terão um conteúdo básico, que inclui línguas, literatura e matemática, e as matérias focadas no seu interesse e na sua aptidão. A secretária de Educação Básica explica que, se um aluno pretender seguir a carreira de engenharia, ele verá o conteúdo de matemática mais aprofundado do que outro que planeja ir para uma área de humanas.
-
Está aí uma mudança que, teoricamente, valeria a pena. Isso acabaria com aquela velha pergunta: "porquê eu estou estudando química sendo que pretendo ser advogado?", por exemplo, além de desenvolver a capacidade do aluno de relacionar conteúdos de diversas matérias, com aplicação prática. Mas fica a questão: a base da educação brasileira está qualificada o suficente para oferecer um ensino focado aos seus estudantes?
0 comentários:
Postar um comentário