BLOG DEIXA ARDER INATIVO

A Equipe do Blog Deixa Arder anuncia que o blog está temporariamente inativo. Infelizmente, devido a projetos pessoais inevitáveis e por ora mais importantes, nenhum membro da equipe tem condições de manter o blog atualizado. Pedimos desculpas a quem nos acompanha.

CÉLULAS TRONCO: A SALVAÇÃO NA CIÊNCIA

| sábado, 23 de maio de 2009

Por Matheus Lima
email:
matheus.ld.araujo@gmail.com

As células-tronco também chamadas de células-mãe são células capazes de se transformar em qualquer outro tipo de célula especializada, como neurônios ou células ósseas. E desta maneira são capazes de formar qualquer tecido do corpo humano.

A questão mais polêmica está no uso de células-tronco embrionárias, que possuem a maior capacidade e facilidade de diferenciação. São estas características que vêm chamando a atenção dos cientistas na busca da cura para diversas doenças degenerativas como o Alzheimer, o câncer e o mal de Parkinson. Mas o que ocorre é que existe uma aversão ao uso destas determinadas células, por fatores étnicos e religiosos.

Um dos principais argumentos dos defensores da imediata paralisação nas pesquisas é a problemática de que para obter tais células e necessário que o embrião seja destruído. De acordo com a igreja Católica –um dos principais opositores das pesquisas- o embrião é uma vida humana sendo que esta começa a partir da fecundação do óvulo.

Mas será que realmente o embrião é uma vida? Bom, de acordo com a lei da Biossegurança o embrião pode ser manipulado até atingir 14 dias “de vida”, algo em torno de 100 a 200 células fora do útero da mãe que não possuem nenhuma diferenciação para que seja determinada um organismo em si. Será que este aglomerado de células não vale a pena de ser transformado em um esperança de cura a diversas das piores doenças da humanidade? Doenças essas que afetam e delimitam duramente a vida de milhares de pessoas no mundo todo.

Não existe mais a duvida se as células-tronco são realmente capazes de ajudar nos tratamentos das doenças degenerativas e até mesmo reverter seus processos, este obstáculo já foi ultrapassado pelos cientistas em suas diversas pesquisas.

Fizemos mutações nas células-tronco embrionárias. Isso permitiu que as células modificadas detonassem o processo de câncer nos ratos. A pesquisa pode mudar a forma como a ciência vê doenças como fibrose cística e diabetes. Cada uma dessas doenças pode ser modelada nos ratos. Em termos de conteúdo genético, os ratos e os humanos são 99,9% compatíveis.”
Mario R. Capecchi vencedor do Prêmio Nobel de Medicina 2007

É necessário o bom senso da parte das autoridades, principalmente aquelas que são contra. Os motivos da aversão às pesquisas são completamente idealizados, sem nenhuma base cientifica e adotado por apenas entidades conservadoras. Tais instituições se acham no direito de atrasar e impedir o sonho de milhares de pessoas, pessoas que estão presas a uma maca num hospital ou dependentes de tratamentos com remédios e terapias que possuem diversos efeitos colaterais.

Terra Magazine questionou a geneticista Lygia da Veiga Pereira sobre a posição da Igreja Católica em relação ao tema. A resposta foi categórica: "Isso é um absurdo". Lygia é uma das maiores especialistas do país quando o tema é genética. Professora do Instituto de Biociências da USP e comenta sobre contra o uso de células-tronco embrionárias: "Conceitualmente será muito grave transformar em lei uma crença religiosa, que é considerar que o embrião é um ser humano" - ataca.

Os religiosos contrários às pesquisas deveriam considerar que ao utilizar um embrião congelado para pesquisar um meio de salvar vidas estamos promovendo um ato de salvação, e não de destruição”, Dejalma Sant´Ana, pai do músico Marcelo YuKa, que ficou paraplégico depois de ser baleado por um assaltante.

Falta também a divulgação dos incríveis resultados obtidos pelos cientistas, resultados esses que são retidos e apresentados apenas para a comunidade cientifica. Se houvesse um apoio expressivo da massa, aumentaria a pressão sobre o governo para a regulamentação do uso das células troncas embrionárias.

Se os cientistas devem zelar pelo bem de todos, não existe mais o porque da não realização das pesquisas, as quais deveriam estar a todo vapor, e tenho fé que num futuro próximo estarão.

"Vejo uma séria violação do princípio de separação entre Estado e Igreja."

Obs.: Criticando o presidente George W. Bush e a Igreja Católica por obstruírem a investigação sobre células-tronco e clonagem com fins terapêuticos. [ Christopher Reeve ]

3 comentários:

Anônimo disse...
29 de setembro de 2009 às 21:58

perfeita explicaçao sobre as celulas tronco!!

Anônimo disse...
11 de fevereiro de 2010 às 23:44

Gostei muito da explicação

Anônimo disse...
2 de julho de 2010 às 14:53

UM ESCLARESSIMENTO QUE NOS FAZEM PENSAR , NA EVOLUÇÃO HUMANA.

Postar um comentário