BLOG DEIXA ARDER INATIVO

A Equipe do Blog Deixa Arder anuncia que o blog está temporariamente inativo. Infelizmente, devido a projetos pessoais inevitáveis e por ora mais importantes, nenhum membro da equipe tem condições de manter o blog atualizado. Pedimos desculpas a quem nos acompanha.

QUEBRANDO TABUS

| quinta-feira, 7 de maio de 2009

Por Marina Bueno

Impressionante como não importa o que seja, as circunstâncias, o tempo vivido, os erros cometidos e perdoados, TUDO que exige mudança, demora muito pra mudar. Se tratando de sociedade então .. o muito vira uma eternidade, se tratando de CADA qual que compõe essa sociedade é melhor ''sentar e esperar''. Desde a antiguidade, as mulheres foram vistas e tratadas com diferenças em relação aos homens, como se não fossem dignas de ocupar o lugar que ocupavam, como se fossem inferiores por um 'x' a mais que possuiam. Filhas foram indesejadas, ''bruxas'' foram queimadas, idealizadoras foram impedidas, reprimidas, caladas, voto feminino demorou a existir, várias foram infelizes, passivas, dependentes. O ''crime'' era ser mulher, sem escolha, nascia-se nessa condição. De lá pra ca, finalmente muita coisa evoluiu: conquistaram independencia, libertaram-se para serem o que quiserem, admitiram sua condição, inovaram, se impuzeram, destacaram-se; hoje todo homem sabe (ou deveria saber) a diferença e a importancia de um toque feminino. Achar que todos os problemas extinguiram-se seria ótimo, porém, não é bem assim que acontece. A sociedade, em sua raíz ainda continua machista.

Ainda hoje , a maioria das famílias costuma criar filhOs e filhAs de modo desigual. O menino, geralmente, é criado como o ''machão'', não pode chorar, demonstrar sentimentos, ser fraco, tem de praticar esporte, jogar futebol, torcer pelo time que o pai torce, é incentivado desde pequeno a pensar no sexo oposto com atração, cantar as mulheres, colecionar ''trofeus femininos'', contar beijos, sarros, noites; (esse é meu garoto - dizem os pai orgulhosos), no entanto, comumente, as meninas são criadas de uma forma mais recatada, seguem as mães, aprendem serviço doméstico, estudam, são orientadas a se comportarem, e, no futuro, terão um bom emprego, se casarão, terão filhos e serão todos felizes para sempre. A hipocrisia começa aí, porque criar filhos e filhas diferentes, numa sociedade tão evoluída e aberta como a de hoje? Claro que existem diferenças óbvias entre homens e mulheres, mas o que difere o comportamento de um bom ou mau homem e uma boa ou má mulher não são os preceitos que a sociedade impôs sobre a criação deles com influencia nos relacionamentos, e sim o caráter, a moral, a dignidade que lhes foram passados no crescimento. Porque um homem pode ser ''muleque-piranha'', '' sair a caça'' e a mulher não pode agir dessa maneira? Não existe lei ou coisa parecida que a proíba, o que existe e parece não querer deixar de existir é a maldade que existe na cabeça de cada um, o julgamento precipitado, o machismo que não vem só do sexo masculino, mas da sociedade como um todo.

Agora, junto-me a essas mulheres, as do passado, as do futuro, àquela mulher idealizadora que foi reprimida num passado distante, mas, que finalmente pode falar agora. Deixemos de lado esse pensamento pequeno e ínfimo, se tantas coisas mudaram, porque não mudar mais uma? As ''muleques-piranhas'' querem falar , as '' feitas para casar'' também, que sumam os rótulos e fique a essência, o caráter. Quando vamos aprender que todos os seres humanos são passiveis a erros, e que, temos sim, TODOS, ''teto de vidro''? Não cabe a ninguém julgar atitudes alheias. Sei que parece dificil, mas basta olhar para si próprio e estar de bem com sua consciencia. Este é só mais um texto, só mais uma tentativa, só mais uma em uma multidão, talvez pareça pretencioso demais da minha parte querer atingir alguém com essas palavras, ou fazer alguém refletir com elas, mas esses preceitos sem fundamento devem ser quebrados, e acredito sim, que um dia eles serão.

MULHERES, homens, adultos, jovens [..] TODOS; façam acontecer , vivam plenamente, não tenham medo de errar;
DEIXE ARDER.


Concordando ou não, DEIXA ARDER!

3 comentários:

Chitão disse...
7 de maio de 2009 às 23:31

Uau,texto muito interessante!
Eu acho que existem muitos tabus que os homens tem que quebra sobre diferenças sociais com as mulheres,para mim mulher deve ser tratada bem e ser respeitada,por que uma mulher faz a diferença na vida de qualquer homem(exceto os dos cleros)!
Muito Bom o Blog,vocês estão de parabéns,logo estarão entre os melhores!

Darlan Caires disse...
7 de maio de 2009 às 23:52

Se pararmos pra analisar nossa história, as mulheres sempre teve o seu devido lugar. Épocas diferentes, conceitos diferentes, pessoas diferentes, OPORTUNIDADES diferentes. Algumas épocas com menos ênfase, em outra época mulher era sinônimo de salvação da pátria! Mulher, mulher, mulher...
A mulher ela tem que ser assim, igual esse comentário: Repetitiva, insistente. Tem que ter a tal da raça. Mulher é melhor que homem, mulher veio da costela do homem, mas hoje dá luz à costela, um paradoxo da vida.
MULHER.

fellipe disse...
17 de maio de 2009 às 14:09

Muito bom o texto.E acredite ou não,o seu texto esta me fazendo pensar,será q nao sou hipocrita,quando falo que eu as trato igualmente,mais às rotulo?
O blog e otimo.

Postar um comentário