BLOG DEIXA ARDER INATIVO

A Equipe do Blog Deixa Arder anuncia que o blog está temporariamente inativo. Infelizmente, devido a projetos pessoais inevitáveis e por ora mais importantes, nenhum membro da equipe tem condições de manter o blog atualizado. Pedimos desculpas a quem nos acompanha.

A SINTONIA DA AMIZADE

| domingo, 3 de maio de 2009

Por Ramon Cotta
email: ramon_cotta@hotmail.com

Hoje em dia todo mundo tem um amigo, nem que seja um amigo virtual. Tem pessoas que ficam orgulhosas com seus trezentos, quinhentos e mil amigos que possuem nas redes de relacionamento virtual e se sentem a mais popular do planeta Terra. Outras se conheceram hoje e já se dizem amigos, com declarações de amor e jurando amizade eterna. Aí entra a questão como a palavra AMIZADE está tão banalizada nos dias hoje.

Segundo o dicionário a palavra ‘amigo’ quer dizer o que quer bem, o aliado. Na língua persa o verbo 'amar' tem o mesmo sentido que 'ser amigo'. Logo, 'Eu te amo' traduzido é 'te considero um amigo'. O tema amizade sempre foi alvo de reflexões de pensadores, filósofos, músicos e artistas de todas as épocas, de Cícero um pensador da Antiguidade Clássica á Caetano Veloso. Alguns dizem que os amigos é a família que podemos escolher, e outros mais crentes afirmam que 'a amizade é uma alma com dois corpos'. O fato é que amizade é mais do que você se divertir com seu amigo apenas para noitadas, estudarem ou rirem junto. Amigo é aquela pessoa que está com você sendo pobre ou rico, popular ou não. Aquela pessoa que tem uma intimidade para contar as coisas, para se expor de verdade quem você é sem um julgamento.

Sintonia. Uma palavra certa para ser comparada com amizade. Sintonia é quando ondas elétricas ficam na mesma freqüência, e a amizade só funciona quando isso ocorre, quando duas pessoas estão na mesmo estado, mesmo caminho, que se combinam.

Amizade é um sentimento, algo abstrato que fica difícil se explicar, de se escrever ou de fugir de palavras ou expressões usando amor, confiança, felicidade e fidelidade. É rico quem tem um amigo de verdade. A amizade hoje perdeu seu real significado, está banal, sendo usada em vão. Podem se passar épocas, mas sempre novos filósofos e pensadores vão tentar descrever esse sentimento que é valioso. Como diria Érico Veríssimo 'a amizade é uma virtude que muitos sabem que existe, alguns descobrem, mas poucos reconhecem.'

0 comentários:

Postar um comentário