BLOG DEIXA ARDER INATIVO

A Equipe do Blog Deixa Arder anuncia que o blog está temporariamente inativo. Infelizmente, devido a projetos pessoais inevitáveis e por ora mais importantes, nenhum membro da equipe tem condições de manter o blog atualizado. Pedimos desculpas a quem nos acompanha.

RODEIO: UM ESPETÁCULO DE MALTRATOS

| sábado, 2 de maio de 2009

Por Thiago Vasconcelos
email: thiagovasc@gmail.com

Na minha primeira coluna no Blog 'Deixa Arder' resolvi falar do RODEIO, assunto que tem uma prática muito comum aqui no Brasil. No interior do país faz parte da identidade do povo: Peão, calça jeans, bota, chapéu, pingente, fivelas e jaqueta. A Festa do Peão é uma das mais famosas do Brasil, sendo reconhecida mundialmente. O Rodeio já virou tema de novela das oito da Rede Globo em 2005 com o famoso 'Boi-Bandido'. Apesar de todo glamour, fluxo de capital e diversão que esta festa proporciona, entra na arena um tema polêmico: Há ou não maltrato de animais?

Não é difícil concluir que para os animais pularem tanto, com tanta raiva, eles precisam ser irritados, e irritar, em se tratando de rodeios, significa maltratar. Para estes 'espetáculos', bois e cavalos usam o chamado Sedém, e ele é o responsável pelo sofrimento continuo destes animais em suas apresentações. Esta espécie de cinta é posicionada na virilha do animal, e ela fere, e machuca. E a troco de quê fazem isto? A desculpa é a diversão, mas não vejo graça nenhuma em se divertir a custa do sofrimento e do desrespeito a vida dos outros, e ANIMAIS TEM VIDA!

Pense no sofrimento destes animais, pense que este maltrato é financiado por você que vai a esta carnificina que chamam de rodeio, pense que tem muita gente poderosa ganhando milhões a custa da angustia destes pobres animais, pense nestes coitados que são vítimas potenciais da ganância do homem e que não tem outra opção a não ser nascer e crescer para sofrer!

Veja este vídeo, sensibilize-se, conscientize-se e diga NÃO a animais em rodeios!


Concordando ou não,
DEIXA ARDER!

15 comentários:

tayferreira disse...
3 de maio de 2009 às 00:27

Bom tenho uma opnião formada sobre isso, Acho ridiculo essa atitude de fazer rodeios, maltartar bichinhos inofencivos, pq se agente(humanos)ñ mexe-se com ele eles iriam estar tranquilos. Eu já tenho uma opção q é ñ comer caarne, sou ovolactovegetariana e sou isso por q tenho muita dó desse pobres bichos, q ñ tem o q fazer!
Bom essa é minha opinão! ;D

Youko Watanabe disse...
3 de maio de 2009 às 00:29

Realmente é uma crueldade o que fazem com os animais. Aqui no interior de sp eu vejo anuncios de varios rodeios, mas nunca fui a nenhum. nao vejo graça.

Adorei o blog.. o gurizinho do post anterior.. haha.. se ele tivesse minha aula de historia.. kkkkk

beijos

Darlan Caires disse...
3 de maio de 2009 às 02:01

O texto em si já influencia, e só afirma, à horrível linha de pensamento do maltrato aos animais.
Com todo esse mundo de tecnologia e exploração do habitat em massa visando apenas o lado humano das coisas é notoriamente percebível a linha de raciocínio que a sociedade foi obrigada a seguir, fruto do sistema capitalista. Fato!
Eu, sinceramente, não sei o que fazer pra evitar isso.Quem sabe evito de ir a rodeios, assim não incentivo tanto este tipo de evento.

Ótimo tema e texto!

Seu Tião disse...
4 de maio de 2009 às 20:50

Darlan, a única solução aparentemente viável é o boicote aos rodeios. Porém, seria nescessário uma mobilização muito grande, que é praticamente utópica, para que as pessoas parem de ir aos rodeios. A lei difcilmente vencerá os promotores deste desrespeito aos animais. Rodeios envolvem muuuito dinheiro e poder, e isto é o que acaba vencendo no final. Só me questiono como os seres humanos conseguem ser tão egoístas, capazes de esquecer da vida dos animais e olhar apenas para o próprio umbigo, e se julgar no direito de fazer o que quizer com outros seres, sem lembrar que eles também tem uma vida. É lamentável.

DANIELA LOPES disse...
8 de maio de 2009 às 00:57

Video mto conscientizador
Eu que ja detstava rodeios justamente
por causa da violencia, depois de ver tudo
tao explicito no video, agora abomino essa pratica.
odeio peao q paga de gatinho e toda essa caipirice...aaahhhhh
sei bem como eh isso.. moro no interior!!
vou mostrar esse video aos meus amigos,
quem sabe eu abra os olhos deles tbm!!
Parabens

Unknown disse...
21 de maio de 2009 às 23:22

Por incrível que pareça, digo a vocês que só tenho muita pena dessas pessoas que fazem isso pois estudos recentes provam que todas as pessoas que maltratam animais, sofrem de algum tipo de psicopatia e também que todas elas estão insatisfeitas consigo mesma e precisam decarregar esse tipo de insatisfação em alguém, como geralmente são covardes, descarregam nos animais. Elas são ou não são dignas de pena?

mario sales disse...
5 de fevereiro de 2010 às 12:55

dou a minha opnião
O rodeio não é uma forma de mal trato de animais, não sei se vocês pesquisam ou buscam saber, se vocês buscassem seria melhor do que falar sem saber.
Desculpem-me a sinceridade mas um touro de rodeio é tratado melhor que muita gente por aí, eles tem o acompanhamento de veterinários integralmente, exercícios físicos, personal trainner etc...
Mas é claro tem suas raras exceções que são os rodeios de baixo porte do interior, que por falta de UM ESPAÇO ADEQUADO E PRÓPRIO, como nesse vídeo que está aí, podem perceber que isto não é de um rodeio de grande porte, mas sim da diversão do final de semana.
Vocês não mostram o tratamento né. Somente a parte ruim, isso se torna uma máquina de influenciar pessoas.

até mais, pensem bem

Priscilla disse...
6 de março de 2010 às 18:05

Ao contrário do cidadão aí de cima eu acho que mostrar a verdade não é influenciar as pessoas, se não houvesse junto um show de música para atrair a platéia "desconscientizada", só os sádicos compareceriam para a parte da carnificina, pq não é possível que uma pessoa em sã consciencia possa acreditar que um touro ou cavalo pulem daquele jeito por pura cócegas,o sedem causa dor pois comprimem uma região do animal onde existem orgão, como parte do intestino e a região do prepúcio onde se aloja o penis do animal, por isso os pulos comprovam a dor e estresse do animal tentando se livrar do que lhe colocaram, portanto quem acha que o sedem não provoca dor no animal que amarre um em si mesmo.

Pensem bem e digam não a essa covardia e crueldade com os animais.

Angelita disse...
30 de julho de 2010 às 03:52

É simplesmente revoltante a forma como os seres humanos tratam seus colegas planetários e se apropriam da vida de outros seres para sua diversão!!!

Anônimo disse...
27 de agosto de 2010 às 17:21

Olá a todos, eu penso diferente de algumas pessoas ai de cima por exemplo o sedem não aperta os orgãos dos animais, nem tão pouco os testiculos como muitos falam, já foi feita uma pesquisa no fantastico com 3 veterinarios de lugares diferentes e todos falaram que o tempo que o sedem fica nó animal não causa nem um tipo de estresse ou trauma, como todos podem ver o video e os retratos ai em cima são bem antigos concordo que são cenas fortes e que realmente os animais estão sentindo dor, mais isso foi no passado hj em dia o rodeio virou profissão tem regras tanto para os peões quanto para os animais,em qualquer rodeio oficial é obrigatorio a presença de 3 veterinarios para zelar pelos animais.Eu participo de rodeios e sei bem como é , e tambem condeno algumas modalidades pq acho que machuca os animais por exemplo eu não gosto do laço de bezerro pois com certeza machuca os bezerros é um tranco muito forte no pescoço do animal,mais a parte das montarias posso afirmar não machuca os animais essa é minha opnião até mais fiquem com deus
Thiago

Anônimo disse...
23 de março de 2011 às 20:30

e ses vagabundo fica judiando com o animal vc gudia com vc par ve se vc gosta troxa

Anônimo disse...
18 de fevereiro de 2012 às 16:48

horrivel como maltratam estes animais,tb somos animais e...se fizesse isso com a gente...será q n iriámos chorar ?pense nisso.o mundo é pequeno e podemos voltar na reencarnaçaõ nun deles.marcia

Anônimo disse...
18 de fevereiro de 2012 às 17:00

nossa gente...trato meu cão melhor q eu...gosto da tuxa,,,,meu carinho é grande por ela que está com risco de ter a doença,pois o exame deu por duas vezes positivo...não coragem de imaginar sem ela aqui.está trantando,e esta ficando bem...pula e faz festas qdo me chego...o exame deu 1.40.marcia

Alexandre disse...
28 de dezembro de 2012 às 13:46

Vocês são todos Tolos não sabem o que dizem, apenas repetem oque dizem sem saber da verdade. Como o colega ja disse, o fantastico comprovou que não há maus tratos a esses animais. Touros de rodeios são mais bem tratados que vcs. Uma coisa são Festas de rodeio, outra bem diferente é essas montarias cladestinas e cruéis. - a propósito existem laços própios para laçar bezerros ( supermacios para evitar lezoes).

Anônimo disse...
25 de julho de 2013 às 20:51

Não concordo de maneira alguma com nenhuma diversão que envolva os animais. Esse tal de rodeio então até me dá até arrepios. Como é que o boi não sente dor gente? Aqueles pulos é de que? É de alegria, de se mostrar? Ou será que esses animais pensam que vai ganhar muito dinheiro, carros e mulheres? Quanta maldade dessas pessoas. Lugar desses animais e descansando em um lugar tranquilo e não fazendo do seu sofrimento a alegria das pessoas sem coração. PENSE!

Postar um comentário